Quando um casal se envolve criam fantasias. Muitas delas acabam sendo como uma estória contada pelo apaixonado, quando este vê o mundo como se diria “cor de rosa”, idealizando seu parceiro. O psicólogo/psicanalista é o mediador que possibilita que o sujeito perceba sua subjetividade. Promovendo assim sua reconstrução frente à vida, para que ele veja saídas nele próprio e não no “outro”. O sujeito deve buscar soluções e ou uma amenização para seus conflitos de uma forma singular.
No âmbito jurídico em questões relacionadas à ruptura do vínculo conjugal, o psicólogo/psicanalista entra em cena para uma mediação. Nesta, ele aborda problemas que o casal está enfrentando e busca juntamente com os mesmos, soluções e ou formas de amenizar os problemas, levando assim os cônjuges a uma reflexão se realmente há ou não compatibilidade entre eles. Quando envolve filhos, há uma maior preocupação, porque o desgaste emocional gerado pela separação dos tão “perfeitos pais” na criança pode ser grande, acarretando problemas no psiquismo desta criança.
Essa “perfeição” dos pais pode ter haver com o Complexo de Édipo. O complexo se baseia na sexualidade da criança. A mesma nutre sentimentos incestuosos pelo pai ou mãe. Por exemplo, se “você” for menina, este sentimento é direcionado ao pai, ou seja, ela quer tomar o lugar da sua mãe. Isto no caso de uma separação pode incentivar a criança à ter desejo de ficar mais com um do que com o outro.
A Conflitiva Edípica deve transcorrer de forma saudável, para que a criança estabeleça sua sexualidade de forma o mais natural possível. E nestes casos de separação, deve haver um cuidado maior para que não se permita que a criança crie uma fantasia de culpa, assim temendo retaliações contra ela.
A Psicanálise auxilia para que bom desenvolvimento psíquico, social e moral da criança ocorram. Alguns “adultos” usam de seus filhos como armas contra o seu “tão novo odiado ex-cônjuge”. Para ferir/punir o outro indivíduo que por razões afetivas e não econômicas gostaria de ficar com seu filho próximo.
Separação pode gerar conflitos psíquicos e emocionais nos filhos. Mas é necessário que este pai ou esta mãe acompanhe o desenvolvimento desta criança para que a mesma possa se espelhar e
tê-los como modelo.
Resumo sobre o Édipo e suas etapas para menina e menino.
Complexo de Édipo foi tomado por Freud para explicar uma de suas teorias. Resumindo o Édipo vem da mitologia grega, este na vida adulta mata seu pai e casa-se com sua mãe sem saber. A Conflitiva Edípica acontece entre os 3,4 anos de idade e cessa após concluído ainda na infância (criança aprende a canalizar seus impulsos sexuais), mas retorna na adolescência. A Conflitiva leva a formação do supereu. Nasio aponta que Freud tentou explicar sua teoria por esta via apontando o amor da criança pela mãe e o desejo de morte do pai.
O primeiro passo do Édipo do menino já é voltado com fantasias e desejos incestuosos para a mãe. O menino prossegue seu Édipo querendo possuir e ser possuído por esta mãe. Já com o pai este menino desenvolve um sentimento de rivalidade, porque na cabeça desta criança ele estaria disputando sua mãe com seu pai.
Como a menina ele também crê que todos detêm o tão “precioso” Falo. Mas, descobre que sua mãe não o detêm. Não sabendo e tendo medo da castração, ele abre mão de sua amada mãe para conservar seu amado Falo. Na sua adolescência tem seus desejos e fantasias voltados para as garotas, neste processo normalmente ele já tem desenvolvida sua identidade sexual.
O Édipo na menina é um pouco mais complicado já que a menina passa por um pré-Édipo que é direcionado para a mãe. Do mesmo modo que menino ela tem desejos incestuosos e fantasias edipianas, neste período ela tem o desejo de possui a mãe. Mas, após a menina descobrir que sua mãe não detém o Falo e lhe negou o direito ao mesmo, ela o abandona (em sentido figurado) e parte para o seu Édipo, o pai.
Agora que ela foca em seu pai, deseja que o pai lhe de o Falo e deseja ser possuída por ele. Mas, neste processo o pai a recusa (adquire características do pai), neste momento ela inveja o Falo e quer se este Falo. Neste período ela se volta para a mãe, se inicia uma fase de identificação e começa a adquirir características femininas. Na adolescência essa menina ira descobrir sua sexualidade e irá querer um garoto, para futuramente constituir família. A garota agora incorpora seu pai e se abre para seu amado homem.
Glossário
Os verbetes aplicados no glossário partem do conceito psicanalítico. Ressaltando que as fantasias que acomete a criança são todas de forma inconsciente. Este despertar da fantasia pode ser notado através da mostra dos sentimentos, na sua fala etc. E para que equívocos não ocorram, devemos esclarecer que essa Conflitiva Edípica nada tem á ver com a banalização da sexualidade ou qualquer outro conceito puramente sexual envolvido.
Édipo: Para a psicanálise, o Édipo é a experiência vivida por uma criança de cerca de quatro anos que, absorvida por um desejo sexual incontrolável, tem de aprender a limitar, aos limites de sua consciência nascente, aos limites de seu medo e, finalmente, aos limites de uma lei tácita que lhe ordena que pare de tomar seus pais por objetos sexuais.
(NASIO, 2007, p. 12).
Castração: conjunto das conseqüências subjetivas, principalmente inconscientes, determinadas pela ameaça de castração (Anquetil; Balbo et al, 2002. p. 30) . Para o Édipo psicanalítico, é muito mais que perder um órgão, é perder o poder, o suposto poder que este órgão lhe confere no caso o pênis.
Desejo Incestuoso: o desejo incestuoso é um desejo virtual, nunca saciado, cujo objeto é um dos pais e cujo objetivo seria alcançar não o prazer físico, mas o gozo. (NASIO, 2007, p. 25).
Édipo Invertido: é a atração sexual de uma criança pelo pai do mesmo sexo. (NASIO, 2007, p. 76).
Fantasia/Fantasma: para Freud, representação, argumento imaginário, consciente (devaneio), pré-consciente ou inconsciente, implicando um ou vários personagens, que coloca em cena um desejo, que forma mais ou menos disfarçada. O fantasma é, ao mesmo tempo, efeito do desejo arcaico inconsciente e matriz dos desejos atuais, conscientes e inconscientes. (Anquetil; Balbo et al, 2002. p.70).
Falo: o Falo não é o pênis enquanto órgão. O Falo é um pênis fantasiado, idealizado, símbolo da onipotência e de seu avesso, a vulnerabilidade. (NASIO, 2007, p. 22).
Histeria: é um desejo sexual infantil vivido na cabeça de um adulto e cujo objetivo não é um homem ou uma mulher, mas uma criatura forte ou fraca. O histérico vive seu parceiro não como um homem ou uma mulher, mas como uma criatura castrada e onipotente. (NASIO, 2007, p. 118).
Neurose: é o modo de defesa contra a castração, pela fixação em um argumento edípico. (Anquetil; Balbo et al, 2002. p. 140).
Pulsão: Na teoria analítica, energia fundamental do sujeito, força necessária ao seu funcionamento, exercida em sua maior profundidade. (Anquetil; Balbo et al, 2002. p. 177). Ou seja, é a origem da energia psíquica que se acumula no interior do ser humano, gerando uma tensão que exige ser descarregada. Então imagine que a chave de luz é o estimulo, a fiação é a pulsão, e que a lâmpada é o psiquismo onde são criadas e armazenadas nossas marcas.
Recalque: processo de afastamento das pulsões às quais é rejeitado o acesso à consciência. (Anquetil; Balbo et al, 2002. p. 185) Ele funciona como se fosse uma barreira. Esta por sua vez como qualquer outra coisa no mundo não é 100%, então quando ocorre um “rompimento nesta barreira” acontecem os incestos, assassinatos, atos violentos consecutivos em geral etc.
Supereu: Instância de nossa personalidade psíquica, cujo papel é de julgar o eu. (Anquetil; Balbo et al, 2002. p. 210). Ele eclode na consciência, sob forma da moral, como um conjunto de interdições e deveres, por meio da educação, pela produção do “eu ideal”, ou seja, em uma pessoa boa e virtuosa.
Referências
NASIO, Juan David. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Zahar: Rio de Janeiro, 2007.
ANQUETIL, Nicole; BALBO, Gabriel et al. Dicionário de Psicanálise. 2. ed. Porto Alegre, 2002.
ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Zahar: Rio de Janeiro, 1998.
Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
PSI23 – Teorias e Técnicas Psicanalíticas
Profª. Juçara Clemens
Acadêmicas: Jessica Paulo, Luciana Setter
Boa tarde.
ResponderExcluirEstou interessada em fazer um curso de psicologia juridica e gostaria por favor que me indicassem um lugar onde possa cursar em SP? Sou bacharel em Direito.